logo 1.png
gap_horizontal.png

SINCOMERCIÁRIOS

Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Bárbara d'Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim

logo 2.png
logo 3.png

Presidente do nosso Sindicato participou de curso de práticas sindicais

WhatsApp Image 2022-05-31 at 15.14.53.jpeg
WhatsApp Image 2022-05-31 at 09.38.55.jpeg

O presidente do Sincomerciários de Santa Bárbara d’Oeste, Tietê, Cerquilho e Jumirim, Valdeir Matheus Ribeiro, e o advogado do Sindicato Pedro Lazani, participaram da penúltima etapa do curso de Protagonismo na Prática Sindical, realizado pela UGT – União Geral dos Trabalhadores, na cidade de Limeira.

“A ação sindical quem faz é o diretor que está junto à base. Mas muitas vezes, é preciso de cursos de formação para que ele consiga ter a visão política, do quadro geral”, apontou o presidente da UGT-SP, Amauri Mortágua. De acordo com ele, esta formação é uma tarefa das centrais sindicais.

A palestrante Ioná Carmona, consultora de empresas e coaching, lembrou que o eixo central da abordagem é a melhoria da comunicação. “Sem atingir o trabalhador, este dirigente corre o risco de perder todo o trabalho sindical”, comentou. Sua dinâmica focou o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, passando por técnicas de programação neurolingüística.

O ex-ministro Antônio Rogério Magri, presente ao evento, ressaltou a importância da atualização dos conhecimentos dos dirigentes sindicais, “que em sua grande maioria tiveram a formação em outro contexto, outra época”. “É preciso estar preparado para os desafios do momento”, afirmou.

Participaram do evento dirigentes sindicais de Limeira, Campinas, Itu, Itapira, Piracicaba, Araras, Hortolândia, Santa Bárbara do Oeste e Pirassununga. Valdeir Ribeiro disse que a troca de experiências e informações são muito importantes para o crescimento e fortalecimento do movimento sindical.